Notícias

23 de Novembro de 2022 às 10:58

COPA DO MUNDO

None

Copa do Mundo FIFA 2022 Catar e o legado de trabalho decente:
O silêncio ensurdecedor sobre o futuro dos direitos dos trabalhadores migrantes

Doha, Catar e Genebra, Suíça, 18 de novembro de 2022: Após mais de uma década da Campanha pelo Trabalho Decente em torno da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar, dois dias antes do Torneio, a Internacional dos Trabalhadores na Construção e na Madeira (ICM) avalia o progresso feito no cumprimento da promessa de um legado de trabalho decente para os trabalhadores migrantes e solicita às autoridades do Catar que se unam à ICM para construir e expandir as melhorias feitas e estabelecer um Centro de Trabalhadores Migrantes que permitirá aos trabalhadores terem condições de dizer algo sobre seus destinos. Esse é um legado para o Catar e para o mundo que viverá para além do final do torneio da Copa do Mundo. Entretanto, até o momento, não há sinais de que uma mudança sustentável esteja próxima.

Em várias ocasiões, a ICM reconheceu os avanços feitos no Catar nos últimos anos na legislação trabalhista. Entretanto, é necessário melhorar ainda mais a implementação,
inspeção e aplicação da legislação. Apesar das mudanças legislativas, em seu trabalho com trabalhadores migrantes, a ICM tem observado muitos empregadores desafiando a lei, violando os direitos humanos e perpetuando as injustiças que as reformas visavam eliminar.

(Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach)

Parceiros