24 de Março de 2023 às 10:48

Data Base

None

Data Base é um termo utilizado para se referir ao processo de negociação entre empregadores e empregados para estabelecer as condições de trabalho e salários para o próximo período de trabalho. É um momento importante para as partes envolvidas, pois é nele que serão definidos os valores salariais, benefícios e outras questões relacionadas ao trabalho.

Normalmente, as negociações ocorrem uma vez por ano e são baseadas em uma série de fatores, como a inflação, a situação financeira da empresa e o mercado de trabalho. As negociações são conduzidas pelos sindicatos representantes dos trabalhadores e pelos empregadores, com a participação eventual de órgãos do governo.

Após as negociações, as condições acordadas são formalizadas em um documento denominado Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que terá validade por um determinado período, geralmente de um ano. É importante lembrar que os direitos dos trabalhadores garantidos pela legislação trabalhista devem ser respeitados e preservados em qualquer negociação.