5 de Setembro de 2018 às 15:08

FIM DA GREVE DOS TRABALHADORES DA EMPRESA RG ENGENHARIA LTDA, DE VOLTA AS ATIVIDADES

ASSESSORIA COMUNICAÇÃO E MARKETING - SINTRACOM DOURADOS

A decisão aconteceu na quarta-feira (28/08), após audiência no Tribunal Regional do Trabalho em Campo Grande/MS.

A empresa RG ENGENHARIA LTDA e o Sindicato Laboral (SINTRACOM DOURADOS) firmaram Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 que contempla as reivindicações apresentadas por mais de 150 trabalhadores!

Relembrando os fatos:
Em julho/2018 foi enviado a Pauta de Acordo Coletivo de Trabalho para análise da empresa, sendo que após muitas tentativas de diálogo, a RG ENGENHARIA não deu a atenção as reivindicações respondendo com uma negativa via E-mail, informando que iria esperar as tratativas junto a Convenção Coletiva de Trabalho (vale lembrar que a negociação da Convenção se encontra estagnada);

Por conseguinte, ocorreu a assembleia com indicativo de greve, que foi aprovada por unanimidade no dia 9 de agosto as 07h00min simultâneas nos dois canteiros de obras da empresa
Após cumprido todos os preceitos legais, A GREVE teve início no dia 13 de agosto de 2018, com a concentração em apenas um canteiro de obra localizado na Rodovia MS 156, nº 2.035 (prolongamento da rua coronel Ponciano), onde neste mesmo dia, por volta das 09h00min realizou-se uma carreata com todos os trabalhadores até a sede do SINTRACOM DOURADOS, na qual permanecemos todos juntos até o final da tarde.

Ainda neste mesmo dia, o Advogado da empresa entrou em contato conosco via telefone, momento em que fez a “tão esperada contraproposta”, contraproposta que recebemos, e após analisada foi apresentada para apreciação dos trabalhadores, que em seguida após consenso chegamos em um acordo.

Mais como presa o ditado que: “Alegria de pobre dura pouco”, eis que esta frase, trata apenas de um ditado popular ilustrativo, que serviu perfeitamente para descrever o que veio acontecer poucas horas depois, tendo em vista que neste mesmo dia por volta das 19h a empresa se manifestou novamente alegando não ter interesse em assinar Acordo Coletivo de Trabalho com este Sindicato de classe, momento este em que voltamos a estaca zero novamente com as negociações devido as inconstância praticada pela empresa RG ENGENHARIA.

Ocorre que no dia seguinte, a empresa publicou uma nota (paga) em Jornal de grande circulação no Município de Dourados, com uma história bonita e comovente sobre os anos em que a empresa atuou no ramo da construção civil, o que em nenhum momento foi objeto de discussão e na seqüência discorreu falsas afirmações sobre esta entidade de classe e ainda foram ousados em alegar que a nossa greve era ilegal (ilegalidade está que até hoje não conseguiu ser provada, ou seja, mentiras argumentada pela empresa).

Aos nobres trabalhadores a quem este SINTRACOM DOURADOS representa, deixamos bem claro que esta entidade comandada por pessoas sérias e LUTA pelo direito dos seus trabalhadores.

Não foi fácil resistir aos ataques sujos e mentirosos por parte da empresa, querendo denegrir a imagem e trabalho exercido pelo SINTRACOM, mais provamos que somos sérios e competentes e que conseguimos conquistas aos nossos queridos trabalhadores, que até mesmo a empresa RG ENGENHARIA, duvidou que iriamos conseguir.

Conseguimos provar para todos que de alguma forma deixou de acreditar, que a união faz a força e que se permanecermos UNIDOS sempre alcançaremos nossas conquistas, jamais esqueçam que o SINTRACOM DOURADOS, sempre estará em defesa de você trabalhador e trabalhadora.

Aqui deixamos claro, que repudiamos o comportamento “agressivo” apresentado por parte da empresa RG ENGENHARIA e que é lamentável a exposição irresponsável que assim fizeram com o nome dessa renomada entidade de classe, que ao cumprir seu trabalho foi ATACADA PUBLICAMENTE, com mentiras e afrontas.

As manifestações impertinentes demonstram, no mínimo, desconhecimento da RG ENGENHARIA sobre a legitimidade do trabalho realizado por esta entidade. É lastimável que se ignore os esforços que foram despendidos a todo o momento para que tudo ocorresse da melhor maneira possível e dentro da legalidade, como foi feito.

Não admitimos que inverdades sejam lançadas aos “QUATRO VENTOS”, com único e exclusivo interesse de manchar o trabalho brilhante e transparente que vêem sendo realizado, POIS O NOSSO COMPROMISSO SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ COM A VERDADE!

Permanecemos em greve por 10 dias seguidos, fomos acompanhados por policial à paisana na frente do canteiro de obra, contratados pela empresa e sofremos além de tudo por intempéries da natureza e durante todos esses dias éramos duramente atingidos pelas falsas manifestações de contraproposta de acordo por parte da empresa que se manifestava disposta a negociar e em seguida desfazia tal proposta! Tudo para que os manifestantes/trabalhadores voltassem às atividades, tentando nos enganar.

Pois bem, FOMOS ATÉ O FIM, e graças a Justiça conseguimos comprovar que nossa greve foi legal e ainda conquistamos todas as nossas reivindicações que agora passa a ser direito dos trabalhadores.

Aqui aproveitamos para agradecer aos empresários comerciantes e ao Presidente do Sindicato da Alimentação (TERRINHA) que se sensibilizaram com nossa situação e fizeram doações durante esse período. Recebemos frutas, refrigerante, agua e gelo, pão com mortadela, dentre outros itens que ajudou muito naquele ato.

Ao nosso Jurídico, funcionários, diretores do Sindicato e a todos que de apoiaram direta ou indiretamente nosso movimento paredista, meus sinceros agradecimentos, disse Aline Chaves Ferle, presidente do SINTRACOM DOURADOS, e ainda ressaltou que “ao final dessa batalha, que saímos vitoriosos, nossa maior conquista além dos benefícios que conquistamos para os trabalhadores em Acordo, foi a amizade que surgiu entre nós!”